top of page

Estudos Científicos dos Óleos Medicinais

Óleos naturais

Óleos Medicinais

Segundo estudos científicos de várias partes do mundo, os óleos essenciais vegetais contêm propriedades terapêuticas cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, além de contribuir para o tratamento da insônia, estresse, ansiedade, dor e depressão.

Aromaterapia ou aromoterapia é uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou, de forma controversa, como medicina alternativa.

Os óleos essenciais eram utilizados para ungir reis, sacerdotes e profetas (1 Samuel 16:13; Êxodo 30:30). A prática da unção também está relacionada à cura e ao conforto espiritual, como na passagem em que Tiago recomenda ungir com óleo os enfermos (Tiago 5:14).

Óleo de Lavanda

Estudos em ratos e cavalos descobriram que o cheiro de lavanda é calmante. Em humanos, estudos em pequena escala descobriram que pode ter um efeito modesto sobre ansiedade. Um estudo com 100 pessoas concluiu que a lavanda melhorou ligeiramente a ansiedade antes da cirurgia.

Um estudo recente realizado no Hospital Surrey Oakland, no Reino Unido, avaliou o efeito da utilização do óleo essencial de L. angustifolia na aromaterapia, para o tratamento de pacientes diagnosticados com depressão e ansiedade. Os pacientes receberam massagens utilizando o óleo essencial diluído em um óleo mineral carreador durante 12 semanas, os resultados foram comparados a um grupo que recebeu a mesma massagem, porém sem o óleo essencial. Ao final do tratamento foi observado que os pacientes administrados com o óleo essencial de lavanda apresentaram uma redução do nível de depressão e ansiedade, comprovando a atividade do óleo essencial.


 

©  2023 por ATA

Logo ATA.png
  • Instagram
  • White Facebook Icon
bottom of page